Agência Metropolitana do Vale do Aço, participa de Seminário Internacional em São Paulo.

As aglomerações metropolitanas são uma tipologia predominante das cidades no século XXI. No Brasil, ainda que os primeiros dados do Censo 2022 feito pelo IBGE tenham apresentado alterações na população morando em aglomerações metropolitanas, o fenômeno não parece estar decrescendo. É possível afirmar que, como fenômeno presente em todo o mundo, as grandes áreas metropolitanas atuais enfrentam uma série de desafios complexos devido à urbanização contínua, aos desafios ambientais e às crescentes desigualdades sociais. A complexidade e envergadura destes desafios exige que os cidadãos participem da governança destas grandes aglomerações para além das formas tradicionais de participação cidadã. A Agência RMVA se fará presente no seminário “A Questão Metropolitana Latino-americana: Fenômeno, Governança e Institucionalização”, nesta terça-feria, dia 17/10, em São Paulo. O evento tem grande importância para a Agência do Vale do Aço mostrar os trabalho e projetos realizados ao longo da sua existência, além de colaborar com a atuação dos órgãos de governança metropolitana do Brasil e dos países que estarão participando do seminário. O foco central deste encontro será a complexidade da questão metropolitana na América Latina. Para o Diretor-Geral da Agência Metropolitana do Vale do Aço, Mauro Guimarães, “participar de um evento desta magnitude é muito enriquecedor, uma vez que temos a possibilidade de trocar experiências com outros gestores que passam ou já passaram por experiências similares as que temos vivido enquanto Região Metropolitana, Será uma grande oportunidade em adquirir conhecimento e trazer inovações para a nossa Região.”

Cooperação Latino Americana

Na América Latina, a Cumbre Internacional del Hábitat de América Latina y el Caribe (CIHALC) tem procurado fomentar a cooperação dos países da região no sentido de implementar as agendas globais, em especial os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Nova Agenda Urbana da ONU. Nos encontros de 2022 e 2023 a meta de construir técnica e politicamente “Nuevas Agendas Compartidas” tem se desenvolvido e aprimorado. Além disso, uma abordagem histórica sobre a institucionalização das regiões metropolitanas no Brasil e seus desafios tem sido elaborada nacionalmente e a reflexão sistemática sobre o assunto deve ser conduzida também com a participação ativa da universidade. O conhecimento dos planos metropolitanos desenvolvidos e efetivamente implementados pós Estatuto das Metrópoles compõem esse quadro analítico e de debate tal como elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o IPEA e pelas entidades metropolitanas existentes.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail labhab@usp.br