Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço marca presença na Expo Usipa 2023, fortalecendo o Turismo Regional.

Entre os dias 19 e 22 de julho a Agência Metropolitana do Vale do Aço participará pela primeira vez como expositora na Expo Usipa. Nesta edição a Agência RMVA em parceria com o Sebrae-MG, Parque Estadual do Rio Doce (PERD), Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas (CTMAM), Ipatinga Rural e Rota do Mutum, visam a promoção e o fomento do turismo como fator de desenvolvimento econômico e social.

Segundo Fabiana Souza, assessora técnica da ARMVA, “a participação na feira tem o potencial de promover a conexão do setor turístico com a sociedade civil e representantes de diversos segmentos, além da divulgação do destino em si.” Conforme a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), o setor turístico em 2019 gerou 7.894 empregos na RMVA e seu colar metropolitano distribuídos em 1.242 estabelecimentos. Neste cenário, o setor participa com 5,6% do total de empregos gerados nos 28 municípios de abrangência da Agência RMVA.

As feiras regionais, são locais importantes para a transformação dos destinos turísticos além de alavancarem oportunidades que vão além da concretização de negócios imediatos. Alessandro Challub, analista do Sebrae Minas ressalta a importância de expor na feira, “Será uma excelente oportunidade para os empreendimentos do setor turístico da região apresentarem seus serviços aos visitantes. Dessa forma, teremos a chance de destacar o trabalho contínuo de incentivar e promover a diversificação econômica do Vale do Aço, que já vem sendo realizado há algum tempo.”pontua.

Cidinha Sampaio do Roteiro Turístico Ipatinga Rural destaca a importância da participação para “trabalhar o sentimento de pertencimento, uma vez que os principais turistas são os moradores da região”. Já o presidente do Circuito Mata Atlântica de Minas – CTMAM, Hélio Anício, “a participação em feiras, exposições e eventos estaduais e nacionais são formas de apresentar o que cada município associado tem de melhor em relação a produtos e pontos turísticos, belezas naturais e toda cadeia produtiva do turismo”.

Ana Cleide dos Santos, operadora turística dos Roteiros, exalta a importância da parceria com a Agência “O apoio e parceria da Agência Metropolitana na divulgação dos atrativos e produtos turísticos do Vale do Aço, na Expo Usipa, irá impulsionar grandemente o trabalho pelo desenvolvimento turístico regional, que vem sendo realizado pelo Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas, Vale do Aço Convention e Sebrae, desde 2011”.

A proposta de evidenciar o turismo local, é uma das formas de promover e fortalecer o Programa de Regionalização do Turismo de Minas Gerais. Neste sentido, outro grande parceiro é o Parque Estadual do Rio Doce – Perd, que é a primeira unidade de conservação criada pelo Governo de Minas Gerais e o maior fragmento de Mata Atlântica do estado.” O Perd é um dos principais equipamentos turísticos da região e estar no estande Vale do Aço Destino Turístico, dará a oportunidade aos visitantes de experienciar um pouco do que o Parque tem a ofertar”, afirma Vinícius Moreira, gerente do Parque.

A Expo Usipa acontece entre os dias 19 à 22 de julho no centro de exposições montado na Associação Esportiva e Recreativa Usipa no bairro Horto, em Ipatinga.