“Diálogo Metropolitanos” é realizado no CREA Vale do Aço, com a participação da ARMVA, Emater MG e IMA.

A Agência RMVA, Emater MG e IMA realizam encontro com municípios sobre o Serviço de Inspeção Municipal.

Realizado na manhã de terça-feira, 26 de março, no auditório do CREA Vale do Aço, o encontro “Diálogos Metropolitanos” teve como tema: “A Importância do Serviço de Inspeção Municipal – SIM”.

Estiveram presentes representantes das secretarias de desenvolvimento econômico, agricultura e pecuária dos municípios da região metropolitana, além de prefeitos e servidores da Emater MG, IMA e SEAPA.

O Serviço de Inspeção Municipal, SIM, é um sistema de controle sanitário voltado para a inspeção e fiscalização de estabelecimentos que produzem alimentos de origem animal em nível municipal. Ele é responsável por garantir a qualidade e segurança desses produtos, assegurando que estejam de acordo com as normas e regulamentações estabelecidas pelos órgãos competentes.

Para o Diretor-Geral da Agência Metropolitana do Vale do Aço, Mauro Guimarães, “Essa é uma grande oportunidade para os municípios da RMVA sentarem e discutirem a criação ou adequação de um consórcio que visa garantir não somente a segurança sanitária dos produtos de origem animal como também ampliar a oferta de trabalho e renda em toda a região metropolitana.”

Além de garantir a segurança sanitária para a população, o SIM traz outros benefícios, uma vez que amplia a capacidade fiscal, cria-se uma abertura de mercado principalmente para os pequenos e médios produtores, redução dos custos fixos e integração regional.

Estreitar o diálogo com as prefeituras e mostrar a importância do SIM foi um dos objetivos alcançados no evento. Segundo a Coordenadora da Emater-MG Regional de Ipatinga, Ana Laura Veloso, “Contextualizar e apresentar para eles, prefeituras, a importância do SIM uma vez que este serviço faz uma grande diferença na vida dos agricultores que processam os alimentos quanto na vida dos consumidores, uma vez que estes alimentos terão rastreabilidade, garantindo assim mais segurança.” Ainda conforme Ana Laura, a “Emater continuará contribuindo com a discussão, sensibilizando os agricultores em relação à necessidade e a importância do serviço de inspeção municipal e contribuindo com os agricultores locais e as agroindústrias para conseguir ter o registro”, conclui.

A criação do SIM favorece diretamente a agricultura familiar e as agroindústrias, pois é um instrumento que garante a participação em mercados institucionais, como Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE e o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA.