Referência em atração de investimentos dialoga com representantes do Vale do Aço

Adriano Carvalho compartilhou a sua experiência de quase duas décadas atuando na Prefeitura de Extrema com atração de investimentos

Atrair investimentos e prospectar novos negócios para uma região ou município são ações que dependem de uma série de medidas e agentes para que elas se concretizem. O poder público possui papel relevante para a melhoria no ambiente de negócios e fomento ao empreendedorismo. Para estimular esta discussão no Vale do Aço, a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço – ARMVA, em parceria com a Agência de Promoção Investimentos e Comércio Exterior de Minas Gerais – Invest Minas, anteriormente chamado de INDI, promoveu o 1º Encontro Regional de Atração de Investimentos, voltado para o poder público municipal.

Para conversar com os representantes municipais foi convidado o diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas, Adriano Carvalho. Adriano é uma grande referência dentro da atuação do setor público voltada para atração de investimentos. Após 17 anos de sucesso à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo de Extrema, no Sul de Minas, Adriano recebeu o convite do Governo de Minas para compor a diretoria da Invest Minas, onde hoje trabalha para o Estado de Minas Gerais.

Extrema é um exemplo de sucesso em estratégias de atração de investimentos fomentadas pelo poder público municipal. O município passou de uma pequena cidade com pouca infraestrutura, para ser o 2º maior polo industrial de Minas Gerais. Em quase duas décadas, o programa de atração de investimentos, comandado à época por Adriano, multiplicou o PIB da cidade em 14 vezes, colocando Extrema atualmente como o 2º maior PIB per capita de Minas e o 8º maior PIB per capita do Brasil.

Durante o encontro, Adriano explanou a respeito da sua experiência de quase duas décadas atuando na pasta municipal de Desenvolvimento Econômico. Adriano ainda destacou como fundamental os encontros e debates promovidos entre ARMVA, Invest Minas e gestores municipais.

“A parceria entre Governo de Minas e municípios é fundamental porque atração de investimentos é um assunto novo para as administrações municipais, a maioria está estruturando a área de desenvolvimento econômico e nós temos esse conhecimento. Hoje o Governo de Minas oferta diversos materiais, treinamentos, assessoramento, ou seja, há um esforço muito grande para melhorar a qualificação na gestão municipal neste setor, porque é no município que o desenvolvimento econômico vai acontecer. O Vale do Aço tem um potencial gigantesco e existem diversas ações a serem tomadas, que se forem executadas em parceria entre município e Governo de Minas, certeza que é sucesso”, avalia Adriano.

O diretor-geral da ARMVA, João Luiz Teixeira Andrade, pontua que entre os principais pontos destacados estão a importância da análise dos dados socioeconômicos, otimização e alinhamento dos processos administrativos e a captação ativa de novos investimentos.

“Foi possível trazer para os gestores municipais presentes da importância de conhecer bem o território, além de enfatizar que os processos das prefeituras estejam alinhados e amigáveis com atração de investimentos. Não adianta a equipe de desenvolvimento econômico buscar empresas e essas empresas ficarem aguardando meses por licenças ou alvarás. O segundo ponto abordado foi a prospecção ativa de empresas. Os investimentos não acontecem de forma meramente espontânea. É necessário uma captação, atração de empresas com a fidelização delas no território. Esta é uma perspectiva de venda tal qual temos no setor privado. Do mesmo modo que o empresário precisa vender seu produto, o gestor municipal precisa vender seu município na atração de novas empresas, promovendo assim a geração de emprego e renda”, declara.

Atração de Investimentos em Minas

Recentemente, o Governo de Minas Gerais comunicou o recorde em atração de investimentos, com a marca histórica de R$ 189 bilhões. Desse modo, Minas contabilizou em três anos um montante que supera em 26% o total previsto em atração de investimentos estimados para todo o período de quatro anos de gestão, que era de R$ 150 bilhões.

Minas tem sido o estado pioneiro na implementação das diretrizes da liberdade econômica, por meio do programa Minas Livre para Crescer. O estado lidera o ranking brasileiro de dispensa de alvarás para atividades classificadas como de baixo risco, sendo até o momento, 701 atividades que não necessitam de alvará e exigências normativas.

Liberdade Econômica no Vale do Aço

Com ações para a melhoria do ambiente de negócios no estado, o Governo de Minas também incentiva as prefeituras a adoção do programa Minas Livre para Crescer. A iniciativa auxilia prefeituras a adotarem uma legislação mais amigável para empreendedores de todos os portes. Com a adoção das diretrizes de liberdade econômica, diversos municípios têm fortalecido a cadeia produtiva já instalada, e descoberto nova vocações econômicas.

No Vale do Aço, a ARMVA atua em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, na identificação e orientação dos municípios interessados. Até o momento, três municípios na região aderiram ao programa por meio de publicação de decreto. Outros 10 já estão em fase preparatória da redação das normas.