Agência RMVA

Poder Público e Setor Produtivo do Vale do Aço discutem sobre negócios com o setor ferroviário

Empresariado e gestores públicos participaram do seminário sobre perspectivas para o setor ferroviário
Empresariado e gestores públicos participaram do seminário sobre perspectivas para o setor ferroviário

Com o intuito de antecipar e aprofundar a discussão sobre os projetos e perspectivas para o setor ferroviário em Minas Gerais e no Brasil, além dos possíveis negócios a serem gerados a partir dos novos investimentos, a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço – ARMVA e a Agência de Promoção de Investimentos e Comércio Exterior – INDI realizaram o seminário “Trilhos do Brasil: Oportunidades para o Vale do Aço”, nesta quinta-feira (02).

O evento, realizado na sede da FIEMG Regional Vale do Aço, contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – SEDE, Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade – SEINFRA, prefeituras da região, da FIEMG, APL Metalmecânico Vale do Aço, Sebrae Minas, das empresas do setor metalomecânico e instituições de ensino superior.

Para o diretor-geral da ARMVA, João Luiz Teixeira Andrade, este é o momento de iniciarmos a articulação da região para atender as futuras demandas.

“Estamos falando de investimentos que serão realizados em médio e longo prazo. Mas, para assumirmos um lugar de destaque nesta cadeia produtiva, temos que começar a nos preparar hoje. Lembramos que, atualmente, a maior parte dos suprimentos do setor ferroviário é fabricada no exterior, incluindo os trilhos por exemplo. Para produzirmos aqui no Vale do Aço envolve planejamento, para que no momento que formos demandados termos condições de atender as concessionárias e o Vale do Aço, que já possuí expertise no setor metalomecânico, se posicionar de forma vantajosa neste mercado. É por isso que nós da ARMVA junto ao INDI, com apoio da SEDE, da SEINFRA, e das instituições da região já iniciamos essa mobilização”, afirma o diretor.

Futuros investimentos no setor ferroviário

A superintendente de transporte ferroviário da SEINFRA, Vânia Silveira de Pádua Cardoso, destacou que o país vive um momento promissor no setor ferroviário. Ela ainda reforçou a posição de destaque de Minas Gerais para os novos investimentos.

“Estamos diante de perspectivas sem precedentes para a indústria ferroviária. A criação do marco legal ferroviário pelo governo estadual e federal desencadeou uma chuva de requerimentos de outorga de autorizações para a construção e exploração de novas ferrovias no país que já somam mais de R$ 120 bilhões de investimentos e 10 mil quilômetros de novas ferrovias. Minas Gerais é um dos estados que mais tem sido comtemplado com esses requerimentos, com projetos de ferrovias que cortam o Estado, sentido aos portos do Espírito Santo ou em ampliação às malhas sob concessão federal, representado cerca de 4.000 km de extensão de novas ferrovias, e quase metade de todos os investimentos estimados”, pontua Vânia.

Negócios para o Vale do Aço

Portanto, para a concretização dos futuros investimentos da indústria ferroviária, espera-se que o setor metalomecânico seja um dos mais requisitados. O gerente de cadeias de mineração, siderurgia e metal-mecânicas do INDI, Henrique Tavares, destacou como as indústrias do Vale do Aço podem estar envolvidas neste processo.

Público tirou dúvidas diretamente com representantes da SEDE, SEINFRA e INDI

“A gente acredita que isso abre um grande espaço de oportunidades, em especial para o pessoal que está na área do aço e metalomecânico que serão os fornecedores dessa expansão que virá. Em médio prazo, estamos falando de fornecimento de trilhos, dormentes, vagões, peças, todos os componentes que envolvem a construção e operação ferroviária. Esta é mensagem que levamos ao vale do aço para que os empresários possam se movimentar, desenvolver estudos e se articular para estas oportunidades que irão surgir”, ressalta Henrique.

O Estado de Minas Gerais tem sido protagonista na aplicação das diretrizes de liberdade econômica e, segundo a superintendente Vânia Cardoso, Minas Gerais já se desponta legalmente para ser um estado fornecedor dos suprimentos usados pelo setor ferroviário.

“O Estado já conta com uma legislação – Recomeça Minas – que prevê o incentivo fiscal para toda a cadeia da indústria ferroviária. Estamos assistindo ao anúncio de um ciclo virtuoso para a indústria ferroviária e Minas reúne todos os requisitos para ser protagonista, também com relação à indústria ferroviária, como sempre foi, em relação ao modal ferroviário”, reitera a superintendente.