Agência RMVA

Vice-governador cumpre agenda com autoridades do Vale do Aço

Vice-governador de Minas Gerais dialogou com autoridades municipais e representantes do setor produtivo

Com uma agenda movimentada, o vice-governador do Estado de Minas Gerais, Paulo Brant, realizou reuniões com representantes de diferentes setores do Vale do Aço ao longo desta quinta-feira (24). Durante as visitas foram destacadas os programas e entregas do Governo de Minas Gerais e, em especial, os avanços nos pleitos da região do Vale do Aço.

Em todas as agendas, o vice-governador também esteve acompanhado de outras autoridades do Governo de Minas Gerais, como o subsecretário de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Douglas Cabido, e do diretor-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço – ARMVA, João Luiz Teixeira Andrade.

O primeiro compromisso do dia foi junto à Agenda de Convergência do Vale do Aço, organizada pela FIEMG Regional Vale do Aço e que congrega lideranças de 64 entidades atuantes na região. Logo após a reunião, o vice-governador participou de coletiva de imprensa.

Um dos pontos altos da reunião da Agenda de Convergência foi a apresentação para os representantes e para o vice-governador do Plano Diretor do Aeroporto Regional do Vale do Aço, elaborado pela ARMVA. O plano já está homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC.

Em meio aos representantes de empresas, entidades de classe e demais instituições, Paulo Brant destacou a importância da iniciativa privada para o desenvolvimento do estado de Minas Gerais e destacou a necessidade do diálogo. “A energia fundamental do desenvolvimento vem da iniciativa privada. O Governo tem um papel indelegável. Mas é preciso que haja sempre o consenso, neste sentido parabenizamos a Agenda de Convergência do Vale do Aço, por reunir as lideranças da região, e também a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço pela interlocução com o poder público dos municípios e o apoio político na região. Sem consenso a gente não muda”, observou o vice-governador.

O diretor-geral da ARMVA, João Luiz Teixeira Andrade, ainda reforçou diversas ações realizadas pelo Governo de Minas Gerais que buscam pelo desenvolvimento do estado e também de ações voltadas para a região. “Está acontecendo muita coisa por meio do Governo de Minas Gerais para o Vale do Aço. Temos a recém entrega do Plano Diretor do Aeroporto Regional do Vale do Aço, a obra da rodovia MG-760, os investimentos a serem realizados no Parque Estadual do Rio Doce, além do Minas Reurb, o maior programa de regularização fundiária já executado em Minas Gerais. Temos uma relação de trabalho consolidada com as quatro cidades da Região Metropolitana e estamos avançando muito nas entregas com as cidades do Colar Metropolitano”, reiterou João.

O presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, Flaviano Gaggiato, agradeceu à visita do vice-governador e também efetuou a entrega de ofício com pleitos indicados pela Agenda de Convergência para o desenvolvimento da região. Flaviano explicou os desafios enfrentados pelo setor produtivo da região e as intervenções que dependem do Governo de Minas Gerais ou de mobilização política. Para o presidente da regional, a região possui grande relevância econômica e precisa de investimentos. “Necessitamos de investimentos e apoio do governo para minimizarmos gargalos, principalmente em infraestrutura para que possamos gerar oportunidades de emprego, renda e melhorar a competitividade das indústrias aqui instaladas e prospectar novas”, destacou.

Encontro com prefeitos

O último compromisso da visita do vice-governador foi o encontro com os prefeitos dos 28 municípios da Região Metropolitana e Colar Metropolitano do Vale do Aço e demais autoridades.

No encontro com os chefes das administrações municipais, realizado em Coronel Fabriciano, Paulo Brant destacou a importância da adoção dos princípios de liberdade econômico em cada município para a melhoria da atração de investimentos e crescimento da atividade econômica. “Nos últimos três anos, Minas Gerais foi o estado que mais atraiu novos investimentos, em todo o Brasil. Isso ocorreu por diversos motivos, sendo um deles a aplicação dos princípios da liberdade econômica já realizada pelo Governo de Minas, por meio do Minas Livre para Crescer, e estamos ampliando isso com assessoria aos municípios também para que propiciem um ambiente mais livre para o empreendedor”, frisou o vice-governador.

O prefeito anfitrião, Marcos Vinícius, agradeceu a visita do vice-governador e de todo o trabalho por ele desenvolvido durante sua carreira privada e também no setor público. O prefeito de Coronel Fabriciano ainda apresentou pleitos gerais dos municípios do Vale do Aço, bem como dos demais municípios mineiros.