Agência RMVA

Prefeitos da região debatem transporte público em seminário

Prefeitos Do Vale Do Aço, Secretários Municipais, Representantes Do Governo De Minas E Da Assembleia Legistlativa Participaram Do Seminário Promovido Pela Assembleia Metropolitana Da RMVA
Prefeitos Do Vale Do Aço, Secretários Municipais, Representantes Do Governo De Minas E Da Assembleia Legistlativa Participaram Do Seminário Promovido Pela Assembleia Metropolitana Da RMVA

A Assembleia Metropolitana da Região Metropolitana do Vale do Aço promoveu, nesta sexta-feira (13), o Seminário “Boas práticas na gestão do transporte público em regiões metropolitanas”. O evento, voltado para os membros dos órgãos colegiados da RMVA e representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), teve como objetivo enriquecer e embasar tecnicamente as futuras discussões para deliberações da Assembleia Metropolitana da RMVA e do Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Metropolitano – CDDM acerca do transporte público em nossa região.

Para estruturar ainda mais a discussão que já está em andamento pela Assembleia Metropolitana, a mesa diretora do órgão colegiado convidou especialistas da área para aprofundar os conhecimentos e experiências a respeito do transporte público. Participaram do seminário como expositores representantes de outras regiões metropolitanas que possuem sistemas de transporte público bem estruturados e de sucesso.

O presidente da Assembleia Metropolitana e prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato, destacou que o evento elevou o patamar das discussões sobre o tema. “Pudemos compreender de forma mais real e técnica como funcionam os diferentes modelos de gestão do transporte público, cada um com suas peculiaridades. Assim, podemos analisar de forma mais profunda as melhores alternativas para a Região Metropolitana do Vale do Aço. O transporte público é um direito constitucional e que impacta de forma grandiosa na vida dos cidadãos. Por isso, estamos nos empenhando em entender melhor a respeito do tema, para implementarmos ações conjuntas de melhorias, visando o benefício geral para toda a população do Vale do Aço”, pontua Bruno.

Experiências de sucesso

Foram convidados para palestrar o diretor de Transporte da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, Wilian Corrêa, o diretor de planejamento do Grande Recife Consórcio de Transporte, Maurício Pina, e o presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos de Goiânia, Tarcísio Abreu.

Na ocasião, os gestores e especialistas detalharam a experiência e as modelagens do transporte público de suas respectivas regiões metropolitanas. Na ocasião, o público pode questionar, sanar dúvidas e expor suas ideias referentes às diversas formas de gestão do transporte público, como por exemplo consórcios e empresas públicas.

O aprimoramento do transporte público no Vale do Aço é uma das prioridades de trabalho da Assembleia Metropolitana, órgão colegiado de deliberação máxima da região que congrega os chefes dos poderes executivos e legislativos dos municípios de Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo. Também participaram do seminário, os secretários municipais, os deputados estaduais membros da Assembleia Metropolitana e do CDDM, e representantes do Governo de Minas.