Geoprocessamento é tema de capacitação promovida pela ARMVA

Técnicos Da ARMVA Prestaram Apoio Na Capacitação Sobre Geoprocessamento Para Servidores Municipais
Técnicos da ARMVA prestaram apoio na capacitação sobre geoprocessamento para servidores municipais

Nesta semana, servidores municipais da Região Metropolitana do Vale do Aço e do Colar Metropolitano participaram da capacitação de geoprocessamento. O treinamento de três dias foi ministrado pelos servidores da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço – ARMVA que atuam nas gerências de Planejamento Metropolitano e Regulação à Expansão Urbana.

Segundo o gerente de Planejamento Metropolitano, Cauan Bittencourt Lana, o objetivo central é aprimorar as competências técnicas dos servidores com o conhecimento de ferramentas de geoprocessamento.

“Esta é uma capacitação básica na linguagem dos sistemas de informação geográfica, utilizando o software gratuito QGis. Atualmente, ministramos o treinamento para servidores das prefeituras da região que, ao final do curso, estarão aptos a visualizar, consultar, editar e criar arquivos cartográficos”, pontua Cauan.

Desse modo, os servidores conseguirão trabalhar com dados por meio de mapas que poderão ser aplicados para os mais variados fins, como cadastro imobiliário, fiscalizações, defesa civil e regularização fundiária.

Para Cauan, o conhecimento transmitido no curso poderá conferir mais eficiência e qualidade no trabalho dos servidores. “A ferramenta tem grande potencial de comunicação de informações geográficas e possui mais funcionalidades que programas comuns. Ela pode ter diversos usos pelos mais variados setores no serviço público, agilizando processos e representando informações em mapas com precisão e segurança”, destaca o gerente.

Oferta da Capacitação

O “Treinamento em Sistemas de Informação Geográfica com o uso do QGIS” continua em oferta para as prefeituras da região e será realizado novamente de acordo com a demanda e disponibilidade de agenda. A Gerência de Planejamento Metropolitano informa que o curso poderá ser realizado na sede da ARMVA ou nas dependências da prefeitura interessada (ficando essa responsável por toda infraestrutura necessária), para ambos os casos se faz necessário que os servidores disponham de computador para realizar o curso.

A prefeitura que se interessar em participar poderá solicitar inscrição pelo Fale Conosco ou entrar em contato pelo telefone (31) 2109-9350.