ARMVA e parceiros lançam o Diagnóstico do Setor Metalmecânico do Vale do Aço

Autoridades Do Governo De Minas Gerais, BDMG, Invest Minas E FIEMG Recebem O Diagnóstico Do Setor Metalmecânico Do Vale Do Aço

Nesta quarta-feira (06), a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço – ARMVA, Arranjo Produtivo Local Metalmecânico do Vale do Aço – APL Vale do Aço e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Minas Gerais  –  Sebrae Minas lançaram oficialmente o “Diagnóstico do Setor Metalmecânico do Vale do Aço”, com a entrega do material às autoridades da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – SEDE e do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG.

O diagnóstico tem como objetivo promover a avaliação do cenário atual do setor metalmecânico na zona de abrangência do APL Vale do Aço. O material é composto por dados secundários extraídos da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), da Secretaria de Estado de Fazenda e outras bases de dados, além de dados primários, obtidos por meio de pesquisa respondida pela diretoria do APL Vale do Aço, por 120 associados do APL Vale do Aço e seus fornecedores.

Na ocasião da entrega do diagnóstico, realizada na sede do BDMG em Belo Horizonte, estiveram presentes o subsecretário de Desenvolvimento Regional, Douglas Cabido, o diretor-geral da ARMVA, João Luiz Teixeira Andrade, o presidente do APL Vale do Aço, Marlon Duarte, gerente regional Rio Doce e Vale do Aço do Sebrae Minas, Fabrício Fernandes, o presidente do SINDIMIVA, João Batista, representantes do BDMG, da Invest Minas, do Instituto Euvaldo Lodi e de outras instituições ligadas ao setor metalmecânico no Vale do Aço.

Diagnóstico Foi Apresentado Para Autoridades Na Sede Do BDMG, Em Belo Horizonte

Com o diagnóstico, os empreendedores da região e externos, o poder público e as entidades representantes do setor terão condições de analisar de forma holística, aprofundada e segura a cadeia produtiva do metalmecânico da região e definir de modo preciso ações de planejamento, investimentos, operações e parcerias comerciais a serem concretizadas.

Neste sentido, o diretor-geral da ARMVA, João Luiz, ressalta que o diagnóstico lançado, além de outros materiais informativos produzidos pela autarquia, tem caráter estratégico. “A legislação mineira define que entre as competências da ARMVA estão: a gestão de bancos de dados e promoção de conhecimentos. Por isso, hoje a ARMVA está estruturada com um setor de inteligência que busca consolidar dados, informações, gerando mais conhecimento territorial e socioeconômico do Vale do Aço. Esta iniciativa do Diagnóstico compreende uma estratégia do nosso setor de inteligência”, pontua João Luiz.

Para o presidente do APL Vale do Aço, Marlon Duarte, destaca que a entrega também foi uma ocasião de troca de informações e aproximação institucional. “Foi um momento oportuno para reforçarmos a importância do setor metalmecânico do Vale do Aço para o Governo de Minas Gerais. Também foi importante para apresentarmos as demandas para o fortalecimento do setor em todo o estado. Saímos com ótimas expectativas, pois temos percebido no Governo Zema um interesse em desenvolver os arranjos produtivos locais.”, destaca Marlon.

Perfil do setor metalmecânico no Vale do Aço

O diretor-geral da ARMVA ressalta alguns pontos relevantes contidos no material. “O diagnóstico identifica que as empresas do metalmecânico no Vale do Aço possuem uma vida longa, com faixa de idade superior a 10 anos. Muitas delas têm perfil de empresa familiar. Após sucessivas crises econômicas do Brasil, algumas empresas fecharam, mas as que permaneceram abertas estão mais fortes, gerando mais empregos do que antes da última crise. Por fim, verificamos que na região ainda há um grande espaço para que mais empresas possam exportar seus produtos, ampliando o faturamento e oportunidades de negócios no Vale do Aço”, revela.

Para conhecer mais sobre o setor metalmecânico, empresas e empregados do Vale do Aço, consulte e baixe o material na íntegra.