Agência RMVA

ARMVA compõe o Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas elege nova diretoria

A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço – ARMVA foi indicada para a Secretaria Executiva da Presidência do Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas – FNEM. O Fórum foi reestruturado após decisão tomada em encontro com entidades de Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, Campinas, Cuiabá, Recife, Porto Alegre, Salvador e outras regiões metropolitanas do Brasil.

Gestores das entidades metropolitanas do Brasil promoveram reativação e eleição do FNEM
Gestores das entidades metropolitanas do Brasil promoveram reativação e eleição do FNEM

Na ocasião, os representantes das entidades metropolitanas elegeram a nova diretoria, cujo mandato deverá ser de dois anos, sendo permitida uma recondução. O Fórum será presidido pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte – ARMBH, Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (CONDEPE/FIDEM) ocupa a primeira vice-presidência e a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec-PR) eleita como segunda vice-presidência. Após a eleição, a ARMVA foi indicada para a Secretaria Executiva.

Assim, o diretor-geral da ARMVA, João Luiz Teixeira Andrade, destacou a oportunidade da autarquia participar ativamente de um fórum de relevância nacional. “Antes da reativação do FNEM já estávamos envolvidos com o movimento das entidades metropolitanas. Ficamos gratos pela indicação e temos a certeza que a ARMVA tem muito conhecimento a ganhar e também dará a sua colaboração significante nos debates do fórum. Estamos em um momento crucial para a interlocução das instituições metropolitanas, dado as questões atuais que afetam as regiões metropolitanas do nosso país como mobilidade urbana, crise ambiental, retomada econômica e outros temas que necessitamos discutir e agir com mais afinco e em sintonia”, pontua o diretor.

Já a próxima reunião do FNEM deverá ser realizada no dia 15 de dezembro. Até o próximo encontro, as entidades metropolitanas integrantes do fórum encaminharão sugestões de alteração no regimento do estatuto e sugestões de pauta para consolidar o Plano de Trabalho em 2022.

Reativação do FNEM

O Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas (FNEM) é uma associação civil sem fins lucrativos instituída em 1995 e com sede itinerante. Congrega entidades e órgãos públicos estaduais responsáveis por temas relacionados às regiões metropolitanas brasileiras. O FNEM objetiva promover a valorização do planejamento e gestão do espaço metropolitano, bem como a participação efetiva de organismos metropolitanos na formulação e implementação das políticas de desenvolvimento urbano e regional.

A criação do FNEM resultou de reunião realizada em 1995, em Porto Alegre. No ano seguinte, foi assinada a Carta de Brasília por representantes de entidades estaduais das 10 regiões metropolitanas até então criadas, dentre elas a RMBH, instituída em 1974.