Agência RMVA

Vargem Alegre

Prefeito: Maria Cecília da Costa Garcia
População Estimada (2021): 6.460 habitantes
Produto Interno Bruto (PIB per capta 2019): R$ 10.870,30
Área (km² 2018): 116,664
Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM 2010): 0,631
Mais informações: www.vargemalegre.mg.gov.br
Fonte: IBGE

História
Não se sabe com certeza a data do início de Vargem Alegre, pois, daquele tempo não existem oculares e nada escrito. Sabemos que o terreno da atual Vargem Alegre fazia parte da mata de Entre Folhas. Temos a data da doação da Escritura do terreno pelo capitão Israel Nunes de Moraes e sua esposa, D. Ana Esmelinda da Conceição, que foi em março de 1896, em cumprimento de uma promessa, formando um patrimônio com o título de Patrimônio São José pertencente ao Distrito de Entre Folhas. Seus primeiros moradores vieram da Zona da Mata, especificamente, municípios próximos de Juiz de Fora.
Vargem Alegre traz este nome, certamente, por causa das extensas baixadas e das belezas de sua vargens, que margeiam o Ribeirão do Boi, por mais de 27 quilômetros, em direção ao Rio Doce.
Devido à topografia e à grande abundância de água e charcos naquela época, a região possuía o cultivo do arroz em grande escala em seu território, sendo a principal fonte de trabalho e renda da população local. A região era marcada pela rota de tropeiros levando café para as cidades vizinhas e traziam na volta sal, açúcar mascavo e querosene. Mais tarde, com a chegada da Estrada de Ferro Leopoldina a Caratinga, as cargas vinham de trem até Dom Modesto e de lá eram transportadas até Vargem Alegre.

Formação Administrativa
Somente no início da década de 1950, que ocorreu a criação do Distrito de Vargem Alegre pela Lei nº1039/1953, pertencendo a partir deste momento ao município de Caratinga.
O processo de emancipação ocorreu somente no final do século XX. O distrito, em 21 de dezembro de 1995 foi elevado à categoria de Cidade e Sede Municipal, com território desmembrado de Caratinga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *