Agência RMVA

Santana do Paraíso

Prefeito: Bruno Campos Morato
População Estimada (2021): 36.048 habitantes
Produto Interno Bruto (PIB per capta 2019): R$ 21.494,56
Área (km² 2018): 276,067 km²
Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM 2010): 0,685
Mais informações: www.santanadoparaiso.mg.gov.br/
Fonte: IBGE

História
Conta a história que a ligação entre as cidades de Ferros e Calado (atual Coronel Fabriciano) era feita em lombo de animais, cortando nossas matas, subindo e descendo serras. Os tropeiros e viajantes solitários, ao pegarem o caminho com destino a Ferros, ou chegando ao Calado, tinham nas cachoeiras de Taquaraçu (hoje Santana do Paraíso) seu ponto de parada.
Em todo o percurso desta estrada, Taquaraçu era usada como pousada porque a natureza ali oferecia o que tinha de mais belo, além da água abundante das cachoeiras. Com o passar dos tempos um vilarejo acabou se formando no local e seu nome batizado como Santana do Paraíso, em homenagem à paisagem natural belíssima e a Nossa Senhora de Santana, escolhida como padroeira do vilarejo pelos párocos locais.
Na história recente muitos foram os que lutaram para o seu crescimento e emancipação político-administrativa.

O povoado de Santana do Paraíso do Taquaraçu foi constituído através de doações e venda de terreno feitas à Igreja Católica, em nome de Santa Ana. Nessa época, o povoado integrava o município de Conceição de Mato Dentro.

Nos anos finais do século XIX, Santana do Paraíso foi um importante ponto de parada para tropeiros que cruzavam de Ferros para a região do Calado (atual Coronel Fabriciano). Com o passar do tempo, a cidade se modernizou e hoje abriga um dos mais relevantes distritos industriais do Vale do Aço. 

Formação Administrativa
Em 1892, O povoado de Santana do Paraíso do Taquaraçu tornou-se distrito.
A partir de 1923, o distrito foi transferido para o Município de Mesquita, permanecendo nessa condição até a data de sua emancipação, em 1992.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *