Agência RMVA

Entre Folhas

Prefeito: Ailton Silveira Dias
População Estimada (2021): 5.383 habitantes
Produto Interno Bruto (PIB per capta 2019): R$ 10.054,51
Área (km² 2018): 85,390
Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM 2010): 0,634
Mais informações: www.entrefolhas.mg.gov.br
Fonte: IBGE

História
A despeito do desmembramento recente do município, o distrito de Entre Folhas é bastante antigo, datando a sua criação do século passado.

Por volta do período Imperial, ficava na rota do caminho para a Barra do Cuieté, para onde eram levados os criminosos condenados, e servia de pouso para os viajantes, mormente para a milícia imperial, que construíra uma de suas bases (quartel) na região. Esta base deu origem a uma localidade hoje denominada de Quartel do Sacramento, no município de Bom Jesus do Galho.

Conta-se que a denominação Entre Folhas se deveu ao fato de ser o ribeirão que banhava o local de pouso dos viajantes coberto de folhas, fato somente percebido no instante em que sentiam necessidade de encontrar água para suas montarias e para suas necessidades básicas.

Atribui-se a Porfírio Teixeira Maciel, o título de fundador do povoado, talvez por ter sido um dos primeiros a fixar residência naquelas paragens.

A partir de então o povoado de Entre Folhas começou a se desenvolver, obtendo sua plenitude em fins do século XIX e início do século XX, com a transferência para a região de famílias importantes vindos da Zona da Mata, especialmente do Tocantins e das proximidades de Juiz de Fora.

O povoado foi durante muito tempo polo de importância para a região, vindo a perder sua influência pela escolha de Caratinga como estação terminal da recém construída Estrada de Ferro Leopoldina, que tinha por objetivo dar vazão à produção agrícola da região. Com o declínio, o povoado veio a se transformar em Distrito do município de Caratinga, criado no final do século.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *