Agência RMVA

Minas Livre para Crescer

Pioneiro na aplicação das diretrizes da Lei de Liberdade Econômica, o Governo de Minas institui, por meio do Decreto nº 47.776, de 4 de dezembro de 2019, o “Programa Estadual de Desburocratização – Minas Livre para Crescer” como uma de suas prioridades.

O Minas Livre para Crescer conta com o apoio de empreendedores e futuros empreendedores, e entidades parceiras para identificação de normas e medidas que podem ser modificadas para a melhoria do ambiente de negócios, com foco na desburocratização da atividade estatal pela simplificação de procedimentos e otimização da legislação, de forma a estabelecer garantias à livre iniciativa.

Imagem com os objetivos do Minas Livre para Crescer, tendo como objetivo central melhorar o ambiente de negócios. Os objetivos específicos são racionalizar e otimizar a atividade estata, promover reformas na legislação, aumentar a competitividade dos empreendimentos e reduzir a burocracia

Atuação da ARMVA

Em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, a ARMVA atua para a desburocratização das seguintes formas:

  • Coleta de propostas da iniciativa privada para melhoria de processos junto ao Governo de Minas;
  • Transformação da ARMVA em órgão modelo na aplicação da Lei de Liberdade Econômica;
    • 100% da digitalização dos processos da ARMVA (tramitação via SEI!MG);
    • Revisão e simplificação de procedimentos internos;
    • Revisão de atos normativos da autarquia.
  • Auxílio aos municípios na adoção de medidas de desburocratização.