Agência RMVA

LIDERANÇAS REGIONAIS DISCUTEM QUESTÕES METROPOLITANAS

Sob a presidência do prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Campos Morato e com o comparecimento de representantes do Governo do Estado de Minas Gerais, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, das quatro prefeituras dos municípios da RMVA, da câmara municipal de Timóteo, da COPASA e da Agência RMVA. Foram discutidos: Minas Reurb – Programa Mineiro de Integração e Regularização Territorial; Pesquisa Origem-Destino; Aeroporto Regional do Vale do Aço; Rodoviária Regional do Vale do Aço; e serviços de água e esgoto na região.

Albino Campos, representando da COPASA, apresentou dados sobre os serviços prestados no Vale do Aço como: índices de cobertura, pontos de captação, ETA, SIVA (sistema integrado de abastecimento de água do Vale do Aço), ETE integrada, investimentos na RMVA, repasse tarifário, tarifa social. O chefe de gabinete da COPASA, senhor João Luiz, ex-diretor geral da ARMVA, destacou que a parceria com os municípios é muito importante e que a empresa tem todo o interesse em buscar soluções conjuntas e eficientes para as demandas apresentadas.

Foram levantadas pelos presentes, questões sobre a recomposição das vias, a dificuldade atendimento ao público e a falta de água nos municípios da RMVA.

O Secretário Douglas Prado, representando o prefeito de Coronel Fabriciano, informou que o município está se adaptando para atender o novo marco do saneamento básico e destacou que tem interesse em rever o contrato de prestação de serviço para se adequar à nova legislação e melhorar a prestação do serviço para o cidadão.

O Prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, destacou que o município está construindo um consórcio multifinalitário em conjunto com outros 30 municípios, para gerir os contratos.

O prefeito Bruno Morato reconheceu que a criação do consórcio é muito importante para garantir qualidade no serviço para o cidadão.

As outras pautas foram apresentadas por Renato Martins, Diretor-Geral da Agência RMVA: o Minas REURB que é o projeto prioritário do Governo de Minas Gerais, continua em execução e em 2023 tem como meta da autarquia a entrega de 4 mil títulos de propriedade, também a expansão do programa para outros municípios. Em relação a pesquisa Origem-Destino, a previsão é que este estudo seja finalizado até agosto de 2023, e irá subsidiar a criação de políticas públicas sobre o tema de transporte público metropolitano.


Sobre o Aeroporto Regional do Vale do Aço foi apresentado o plano de regularização do sítio aeroportuário para que possam ser iniciadas as obras previstas no plano diretor e destacado que devem ser feitos estudos para que a ocupação do não inviabilize o pleno funcionamento do equipamento.

O deputado Celinho do Sintrocel, representante da ALMG, destacou que a concretização dos hangares é muito importante para a região e se ofereceu para apoiar alguma iniciativa sobre o tema junto à Assembleia Legislativa e junto ao Ministério.

Rodoviária Regional do Vale do Aço: O Prefeito Bruno Morato apresentou o tema, destacando que a existência de uma rodoviária regional poderia melhorar a logística de viagens no interior e fornecer um serviço de mais qualidade para os cidadãos. Sugeriu que o tema seja inserido nas discussões metropolitanas.


Por fim o Deputado Celinho destacou que a Assembleia Metropolitana deve continuar a tratar da duplicação e concessão da BR 381, reiterando que toda a força política deve estar voltada para solucionar esta situação.